globo visitas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Evangelismo


Evangelização


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Evangelização ou evangelismo consiste na pregação do Evangelho cristão (a mensagem da salvação em Jesus de Nazaré segundo a fé cristã), constituido-se assim num ato proselitistarealizado visando a aquisição de adeptos à religião cristã, a uma denominação ou igreja. Consequentemente a palavra também veio a ser usada para significar algum ato proselitista que vise produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores não necessariamente cristãos.
A palavra evangelista provém da palavra εὐάγγελος ("eu-angelos"), do grego koiné, que significa "boas novas" ou "boas notícias" e que também serve de base para o nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento bíblico chamados "Evangelhos". Por essa causa os autores destes quatro livros são denominados evangelistas - MateusMarcosLucas e João. Ainda que seja provável que o termo ganhou seu extenso uso devido aos Evangelhos e seus autores, considera-se, contudo, que a evangelização no âmbito do cristianismo tenha se iniciado com o ministério deJesus Cristo que, em fazendo discípulos e instruindo-os segundo a sua doutrina, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa, tendo ele mesmo pregado essa mensagem durante o seu tempo de ministério segundo o que prega a fé cristã.

[editar]Conceituação

No cristianismo, Evangelismo é o sistema, baseado em princípios e métodos apresentados no Novo Testamento, pelo qual se comunica o Evangelho de Cristo a (todo) pecador sob a liderança e poder do Espírito Santo. A mensagem do Evangelho e a persuasão do Espírito Santo faz com que o pecador aceite Cristo como seu Salvador Pessoal e se torne também um seguidor (discípulo) de Cristo.
O discípulo, por ação do Espírito Santo, deve divulgar o Evangelho e aguardar a volta de Cristo em comunhão com uma igreja através do batismo e da celebração da Ceia do Senhor.
As várias maneiras de se evangelizar formam um sistema chamado Evangelismo. A partícula -ismo denota um sistema muito bem preparado, que está subentendido pelo texto de 1 Timóteo 2.15.
O Evangelismo, em função de sua complexidade, é a arte de fazer discípulos. A mesma coisa, portanto, que discipulado (Mateus 28.19, 20).
D. T. Niles[quem?] pontuou o seguinte acerca do ato:
  • Evangelismo é a missão suprema da Igreja.
  • Evangelismo é fazer a Palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo.
  • Evangelismo é a Igreja que vai.
  • Evangelismo é a Igreja que segue.
  • Evangelismo é a Igreja que ataca.
Nas conferências de Amsterdam 86, diversos evangelistas itinerantes emitiram publicamente suas definições concernentes ao Evangelismo:
Evangelismo é compartilhar Cristo a toda e qualquer pessoa; através da palavra falada ou escrita.
Evangelismo é comunicar as ações redentoras de Deus ao homem.
Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.

Evangelicalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
StJohnsAshfield StainedGlass GoodShepherd Face.jpg
Evangelicalismo é um movimento cristão protestante que começou no século XVII e se tornou uma vertente organizada com o surgimento, por volta de 1730, dos metodistas na Inglaterra e dos pietistas entre os luteranos na Alemanha e Escandinávia. O movimento tornou-se ainda mais significativo nosEstados Unidos durante o Grande Despertamento do séculos XVIII e XIX, onde conseguiu muito mais membros do que na Europa. O movimento continua a atrair adeptos em nível mundial no século XXI, especialmente no mundo em desenvolvimento.
O evangelicalismo desenfatiza o ritual e enfatiza a piedade do indivíduo, exigindo-lhe que cumpra certos compromissos ativos, incluindo:
David Bebbington classificou estes quatro aspectos distintivos como conversionismobiblicismocrucicentrismo e ativismo, observando que "juntos, eles formam um quadrilátero de prioridades que é a base do evangelicalismo".[2]

[editar]
O evangelicalismo tem raízes no
 pietismo germânico e no metodismo britânico, nascendo na região de fronteira agrícola no oeste dos Estados Unidos, durante os Grande Despertares. Teve como expoentes Jonathan Edwards, John Wesley, Charles Finney, Dwight L. Moody, Harold Ockenga, Billy Graham e, mais recentemente, Rick Warren[carece de fontes].História

Nos Estados Unidos várias escolas aderem a este movimento teológico, como o Fuller Theological Seminary, em Pasadena, Califórnia, Talbot College (Califórnia), Wheaton College em Chicago, e Gordon-Conwell Theological Seminary em Boston[carece de fontes].

[editar]Características

Pentecostalismo
Pentecostalismo

[editar]Fundamentalismo

É relacionado ao fundamentalismo cristão, rejeitando o liberalismo teológico, a leitura da Bíblia baseada na Alta crítica e o ecumenismo com organizações religiosas não sejam protestantes ortodoxas.
Entretanto, distingue-se das correntes mais radicais do fundamentalismo ao aceitar leituras não literais da Bíblica, inclusive as baseadas na crítica textual[carece de fontes].

[editar]Neoevangelicalismo

O teólogo Harold Ockenga definiu o neoevangelicalismo e distinguiu-o do fundamentalismo em 1947[carece de fontes]. O neoevangelicalismo caracteriza-se pela abertura ao liberalismo teológico e a leituras desmitificadoras da Bíblia. Com o crescimento do neopentecostalismo — combinação depentecostalismo, originalmente em sua vertente carismática, e neoevangelicalismo — e sua radicalização, assim como do liberalismo teológico, ambos vistos como ameaças por protestantes ortodoxos, tem sido rejeitado principalmente pelos calvinistas[carece de fontes].

[editar]Evangelicalismo na Igreja Católica Romana

O movimento evangelical na Igreja Católica Romana nasceu na IrlandaQuebec e Inglaterra na primeira metade do século XIX devido ao intenso contato com o protestantismo nessas áreas. Teólogos como João Newman e Tomás Manning defendiam doutrinas evangelicais, que mais tarde foram aceitas, como a Doutrina Social da Igreja e as reformas do Concílio Vaticano II.
O movimento encontrou oposição dentro do catolicismo conservador. Nos meados do século XIX alguns católicos evangélicos dos EUA foram excomungados por "heresia americanista" que consistia em defender a separação entre igreja e estado, missa no vernáculo e administração das finanças pelas paróquias locais (trusteísmo). O Papa Pio IX condenou essas ideias no Sílabo de Erros em 1864. O Concílio Vaticano I diminiuiu as esperanças da ala evangélica do catolicismo.
Depois do Concílio Vaticano II o movimento voltou a crescer, principalmente nos Estados Unidos. De uma decisão toamda em 1978, a Conferência dos Bispos Americanos publicou o documento "This Holy and Living Sacrifice—Directory for the Celebration and Reception of Communion under Both Kinds" em 1985 ("Esse Santo e Vivo Sacrifício — Direções para a celebração e recepção da comunhão em ambas espécies"), autorizando o uso de vinho e pão nas missas. Também criaram um missal para as celebrações não-eucarísticas, que podem ser presididas por leigos ou por sacerdotes ordenados.
É baseada nos principios de que:
  • Todos pecaram;
  • Só Jesus Cristo salva;
  • É necessário que cada indivíduo se arrependa e creia em Jesus Cristo para a vida eterna;
  • Redescoberta e valorização da Bíblia Sagrada;
  • Compromisso da evangelização: proclamar a salvação em Cristo e a justiça social à humanidade.
Muitas paróquias (principalmente no Meio-Oeste Americano e Sul) seguem este movimento teológico e possui apoios de bispos como Anthony Pilla da Diocese de Cleveland, OH e Nicholas di Marzio da Diocese do Brooklyn. Uma típica paróquia evangélica americana apresenta muitas semelhanças com uma igreja protestante tradicional: o padre (sem paramentos ou roupas distintas) dirige cultos não-eucarísticos baseados na leitura Bíblia, não existem novenas para santos, referem-se aos padres como "pastor", usam hinários protestantes, etc.
O movimento evangelicalista na Igreja Católica é anterior e distinto da Renovação Carismática Católica, embora recentemente muitos católicos evangélicos aderiram também ao movimento carismático.

[editar]Evangelicalismo na Igreja Católica Ortodoxa

O movimento evangelicalista na Igreja Ortodoxa é relativamente desconhecido fora da Romênia. Iniciou na segunda metade do século XIX quando reacendeu o fervor religioso dos romenos pelotomos de autonomia que elevara a Igreja Ortodoxa Romena ao status de Patriarcado. Também houve a publicação da Bíblia em língua vernácula na romênia. Em 1926 o padre Iosif Trifa organizou o Oastea Domnului — o Exército do Senhor — como uma sociedade evangelical interna da Igreja Ortodoxa Romena.

Referências

  1.  Defining Evangelicalism. Institute for the Study of American Evangelicals, Wheaton College. Página visitada em 31 de agosto de 2011.
  2.  Bebbington, p. 3.

[editar]Ver também

Referências

  1.  Defining Evangelicalism. Institute for the Study of American Evangelicals, Wheaton College. Página visitada em 31 de agosto de 2011.
  2.  Bebbington, p. 3.

[editar]Bibliografia

  • Bebbington, D W Evangelicals in Modern Britain: A History from the 1730s to the 1980s (London: Unwin, 1989)
  • Carpenter, Joel A., "Fundamentalist Institutions and the Rise of Evangelical Protestantism, 1929-1942," Church History 49 (1980) pp. 62-75.
  • Freston, PaulEvangelicals and Politics in Asia, Africa and Latin America. [S.l.]: Cambridge University Press, 2004. ISBN 052160429X
  • Marsden, George M., Reforming Fundamentalism: Fuller Seminary and the New Evangelicalism, William B. Eerdmans, Grand Rapids, 1987.
  • Pierard, Richard V., "The Quest For the Historical Evangelicalism: A Bibliographical Excursus," Fides et Historia 11 (2) (1979) pp. 60-72.
  • Price, Robert M., "Neo-Evangelicals and Scripture: A Forgotten Period of Ferment," Christian Scholars Review 15 (4) (1986) pp. 315-330.
  • Mendonça, A.G. e Velasques F.(2002),P: Introdução ao Protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola.

[editar]Ligações externas

[editar]Evangelicalismo Protestante

[editar]Evangelicalismo Católico-Romano

[editar]Evangelicalismo Católico-Ortodoxo

http://www.salmododia.com.br/

Igreja Bola de Neve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bola de Neve Church ou Igreja Bola de Neve é uma denominação protestante neopentecostal fundada no ano 2000 por Rinaldo Luís de Seixas Pereira (Apóstolo Rina). O nome "Bola de Neve" vem da proposta dos fundadores que tinham por objetivo propagar o trabalho como uma bola de neve, aumentando de tamanho e alcance ao longo do tempo.[1]

[editar]
O pastor Rinaldo Luís, era originalmente o responsável pelo ministério de "
evangelismo" da Igreja Renascer. Após algum tempo liderando este ministério, ele decidiu se emancipar da Igreja Renascer, tendo a "aceitação" do Apostolo Estevam Hernandes, e fundar sua própria denominação, a qual deu o mesmo nome do ministério que liderava, Bola de Neve. Sua idéia era abrir uma igreja neopentescostal, cujo público-alvo todos que quisessem crer na Palavra de Deus. Pessoas de diversas classes, média e alta, estão entre o público frequentador, composto principalmente por pessoas de estilo alternativo, universitários, praticantes de esportes radicais. Liturgia informal, estilo inusitado de pregação e "louvores" em ritmo de pop, rock e reggae são algumas das formas de evangelismo que a igreja utiliza em suas pregações.Histórico

O primeiro culto oficial foi realizado no bairro da LapaSão Paulo, em 6 de janeiro de 2000. A partir de abril de 2010 a sede se localiza na antiga casa de shows Olympia, na Lapa, em São Paulo, e ainda conta com igrejas em quase todos os estados brasileiros, já somando mais de 150 em território nacional. O crescimento entre os "irmãos" ocorre também nas chamadas células, pequenos grupos que se reúnem nas casas de determinados membros da igreja, local que há propício para se tirar dúvidas e conversar sobre a Bíblia ou palavra de Deus como costumam dizer. Pode-se dizer que existe fato muitos casos de cura, libertação e transformação pela fé que colocam em Deus, segundo eles, através do Sangue de Jesus.
O ponto principal em qualquer pregação refere-se a aceitação de Jesus como único e suficiente salvador, conforme está escrito, somente ele pode religar o homem e Deus sendo ele o caminho, a verdade e a vida. Aquele que crer é necessário que se arrependa e aceite Cristo como Senhor e Salvador, deste modo, terá o nome escrito no livro da vida e será transformado aqui mesmo.
Atualmente se encontra também em processo de expansão internacional, com igrejas presentes em Arequipa (Peru), Moscou (Rússia), Índia, e com núcleos em Florida (Pensacola), Los Angeles e San Diego (Estados Unidos), Sydney (Austrália), Bandar Seri Begawan (Brunei), mais recentemente Hawai e Assunção, Ciudad del Leste, Hernandarias e Luque (Paraguai), entre outros.[2]

[editar]Características

slogan da igreja é "In Jesus We Trust" uma expressão em Inglês que quer dizer "Em Jesus Nós Confiamos" em Português.
O diferencial da igreja é um apelo voltado ao público informal, que ressalta características como ausência de dogmas, tradições e costumes religiosos, e a chamada "liberdade" de se poder seguir a Jesus sem precisar se converter a um estilo de vida muito distinto ao qual já se está acostumado e seguir um grande número de regras religiosas. A igreja também busca manter sua imagem associada à prática de esportes radicais, tais como surf e skate, sendo que muitos de seus templos possuem uma decoração baseada nestes esportes, o que acaba sendo a marca registrada da igreja.
Apesar da liberdade de culto a igreja tem a Bíblia como regra básica, defendendo princípios básicos do Cristianismo Protestante como a castidade antes do casamento, o não uso de drogas e álcool, não usar de mentira, não roubar, e adorar a Deus, Jesus Cristo, acima de todas as coisas. Como uma igreja neopentecostal, crê no Espírito Santo como enviado de Deus para operar e realizar milagres e transformações na vida das pessoas.
Além disto, a igreja também desenvolve alguns projetos sociais tais como o projeto Nova Vida, que tem por objetivo ajudar dependentes químicos a se livrarem do vícios, assim como oferecer apoio aos codependentes/familiares. Outros trabalhos incluem projetos de inclusão social de moradores de rua e distribuição de cestas básicas à comunidades carentes. Mantêm também parcerias com clínicas de recuperação e até mesmo, em algumas cidades, parcerias com o Ministério Público local para a reabilitação de marginais à sociedade.
O Recrie, é um Ministério dentro da igreja voltado para empreendedores evangélicos e realiza reuniões mensais com palestras sobre princípios bíblicos e negócios, promovendo encontros, com temas direcionados ao mercado e empreendedorismo de acordo com a moral cristã.[3]

[editar]Divulgação

A divulgação do trabalho é realizado através de:
  • Um selo fonográfico (Bola Music) (incluído trabalhos do cantor Rodolfo Abrantes, ex-vocalista da banda Raimundos e ex-missionário da igreja);
  • Programa de TV -- "Bola TV" -- que é transmitido nas madrugadas de sábado para domingo na RedeTV!, às 02:00h.
  • Revista Crista -- veículo de comunicação oficial da igreja de distribuição gratuita.
  • Bola Rádio - bolaradio.com.br
  • TV na web - bolatv.com.br
  • Centro de Treinamento de Adoradores - ctadoradores.org

Referências

  1.  http://boladenevecuritiba.com.br/sobre-a-igreja/
  2.  Bola De Neve Church. Onde Estamos (em Port BR). Página visitada em 13 jan 2010.
  3.  Bola De Neve Church. Ministério Recrie (em Port Br). Página visitada em 13 jan 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário