globo visitas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

catolicos santos mais conhecidos




Viveu no primeiro século e foi o terceiro bispo de Alexandria, Egito.Ele sucedeu São Marcos (o apóstolo) e Anianus. Euzébio historiador da época reporta que Abilius foi indicado bispo em torno de 84 DC. Mais tarde foi feito prisioneiro e martirizado para renunciar a sua fé e como não o fizesse foi finalmente decapitado em 98 DC.

Sua festa é celebrada no dia 22 de fevereiro.

Tortura e martírio

A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 
O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Mas antes, o condenado sofria açoites com vários tipos de varas e chicotes, alguns feitos com finos galhos de arbustos com espinhos, que cortavam a carne sem sangrar, arrancavam pedaços dos seios e a pele da planta dos pés, prolongando o sofrimento, tudo isto para deleite da multidão.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca  em Roma.

Conforme historiadores da época, os condenados comuns esperneavam, gritavam, berravam, prometendo tudo para parar o sofrimento, mas os santos, com uma fé inabalável, apenas oravam ou cantavam hinos de louvor a Deus, piedosamente aguardando seu encontro com Jesus.

Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.





Santo Adalberto de Praga
Nasceu em 956 na Bohemia com nome de Voytech. Nobre, mais tarde tomou o nome do Santo Adalberto de Magdeburg, que foi o Arcebispo que o curou, educou e o converteu
Notável pregador, foi indicado Bispo de Praga em 983. Amigo do Imperador Otto III encorajou a evangelização dos Magiares e trabalhou com São Astricus. Se opôs a nobreza em Praga. Era muito popular, assim quando foi para Roma para se tornar um Beneditino, o Papa João XV o enviou de volta.Fundou o monastério de Brevnov. Encontrou cerrada oposição da nobreza e retornou a Roma. Como não havia esperança de envia-lo de volta a Praga, foi enviado para evangelizar a Pomerania, Polônia, Prússia, Hungria e Rússia.
Ele e seu companheiros foi martirizados pelo prussianos perto de Danzig devido a instigação de pagãos em 23 de abril de 997. Parece que foram acusados de serem espiões poloneses na Prússia. A humildade e a austeridade de Santo Adalberto inspirou São Bonnifácio de Querfurt.

Ao santo é creditado a composição dos hinos da Republica Checa e da Polônia..
Uma escultura do 11° século de Santo Adalberto pode ser encontrada hoje na Igreja de São Bartolomeu em all’Isola Tiberina . As portas de bronze da igreja, datadas de 1175, tem a imagem do santo recebendo o faixa pastoral do Rei Otto III. Ele é ainda considerado o Apóstolo da Bohemia e é o padroeiro da Chzechoslovakia, Polônia e Prússia

Na arte litúrgica da Igreja é mostrado: 1) com uma cruz de duas pontas ou 2) duas lanças ou 3)segurando uma lança e um bastão ou 4) perfurado por três lanças ou 5) decapitado.
Sua festa é celebrada no dia 23 de abrilSAdalbertopraga.jpg (18555 bytes)


<
Santo Adolfo de Osnabruck
Nasceu em 1185 na cidade de Westphalia, Alemanha, filho do conde de Tecklengurg. Foi educado pelos monges do famoso mosteiro Cisterciano de Camp as margens do Reno.
Foi ordenado e tornou-se cônego da Igreja de Colonha. Em 1216 foi indicado Bispo de Osnabruck onde se tornou popular e famoso pelos inúmeros milagres e curas. Segundo a tradição ele cuidava pessoalmente de alguns doentes, inclusive dos leprosos. Em particular havia um leproso que Santo Adolfo visitava regularmente dando-lhe conforto. Certo dia aqueles que acompanhavam o bispo, com medo dele contrair a doença, levaram o leproso para um lugar ignorado. Porem no dia seguinte Santo Adolfo foi para o mesmo local, lá entrou ficando por longo tempo. Intrigados, os que o acompanhavam, resolveram verificar e lá encontraram o santo e o leproso em seu leito. Este foi um dos milagres relatados pelos seus contemporâneos.
Santo Adolfo veio a falecer em 30 de junho de 1224 e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres são atribuídos a sua intercessão.
Segundo os beneditinos ele era o "almoner of the poor" ."Almoner" era uma espécie de autoridade que distribuía bens, medicamentos e moedas as pessoas necessitadas e os instruía como usar os medicamentos e bens recebidos. Assim Santo Adolfo era considerado o "Almoner" dos pobres.

Sua festa é celebrada no dia 17 de junho.

SAdolphus.jpg (12858 bytes)




Santa Barbara
A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades.
Viveu no IV século, e é uma martir legendária e muito popular. A tradição diz que ela era filha de Diocorus , um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio.
Barbara é padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo.
Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio.
Sua festa é celebrada no dia 4 de dezembro.
Na UBAMDA  ela é venerada como Iansã, deusa do vento e da tempestade.

SBarbara2.jpg (20117 bytes)SBarbaraicon.gif (39836 bytes)


São Barnabás, o apóstolo
Conhecido no Brasil como São Barnabé.
Apostolo e mártir viveu no primeiro século, patrono de São Paulo ele nasceu com o nome de Josés Justus em Chipre. Os apóstolos o chamaram de Barnabé ( filho da consolação )quando ele se tornou um cristão em Jerusalém. Ali ele patrocinou São Paulo apresentando-o como seu discípulo. Ele levou Paulo para Tarsus e também levou Paulo quando foi com São Marcos, seu primo para a Antióquia. Ele conduziu missões em Chipre, Perga, Iconium e Listra em Lycaônia (hoje Turquia). Ele sofreu perseguições e voltou para Antióquia e depois ele deixou São Paulo e foi para Chipre com São Marcos. A tradição diz que Barnabé pregou na Alexandria, Egito, Roma e Grécia.
Quando estava pregando em Listra na Licaônia, ele percebeu a presença de um paralítico e disse "Levanta-te e anda " e o milagre aconteceu.
Ele teria sido apedrejado até a morte em Salamis na Grécia no ano de 61DC. Ele não é um dos 12 apóstolos originais, mas ele é descrito nos Atos dos Apóstolos. Seu nome está na Primeira Prece Eucarística. Ele é o padroeiro de Milão, Florença, dos missionários e dos tecelões. Quando sua tumba foi descoberta em 485, suas relíquias foram levadas para Constantinopla, (agora Istambul) pelo Imperador Zeno. Mais tarde suas relíquias foram para Milão, Edenna, Pávia , Gênova , Cremona , Nápoles, Praga, Florença, Namur, Tournas, Bélgica e Toulouse.
Ele é o fundador da Igreja Cipriota.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo, ou segurando o Evangelho de São Matheus , ou sendo apedrejado.
Sua festa é celebrada no dia 11 de junho
NA:
A apócrifa Epístola de São Barnabé foi durante muito tempo atribuída a ele, mas hoje se sabe que foi escrita por um cristão da Alexandria entre os anos 70 e 100 DC.
O Evangelho de São Barnabé foi provavelmente de autoria de um cristão italiano, que depois se converteu ao Islãmismo.
Os "Atos de Barnabé’ foram durante muito tempo atribuídos a São Marcos, mas hoje é sabido que foram escritos no quinto século, e não se sabe por quem.

SBarnabé.jpg (8339 bytes)


São Bartolomeu
Conhecido tambem como Nathanael
Bartolomeu, apóstolo e martir. Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos". Seu nome significa "filho de Tolomai". Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João. A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado. Acredita-se ainda que ele pregou tambem na Mesopotania, Pérsia e Egito. Um pequeno evangelho é também atribuído a ele .Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado. Sua relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca. Ele é o patrono dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro. Ele é na liturgia da Igreja mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).

Curiosidades:
Pareceu que São Nathanael seria o único apóstolo canhoto e assim é tambem o padroeiro  dos canhotos.
Ele é muito venerado na Igreja grega e russa, e a Catedral de São Bartholomew na antiga Capital da Rússia São Petersburg (Leningrado) resistiu vários anos ao regime comunista e e a cidade voltou, recentemente, a se chamar São Petersburg.
  Sua a festa é celebrada no dia 24 de agosto.
SBartholomewA.jpg (42571 bytes)SNathanael.jpg (24683 bytes)
Veja em "Diversos" São Bartolomeu na Santa Ceia.



São Caetano
São Caetano, também chamado de São Gaetano.
Nasceu em outubro de 1480 em Veneza como Gaetano dei Conti di Tiene.
Ele era filho do Conde Garpar de Thiene e Maria di Porto. Quando ele tinha dois anos seu pai foi morto em batalha. Criado por sua mãe, ele estudou na Universidade de Pádua, recebendo doutorado em lei civil e canônica. Como senador em Vicenza, Caetano foi a Roma onde o Papa Julius II (1503-1513) fez dele um protonotário, um posto que ele renunciou quando o Papa Julius morreu em 1513.Caetano foi ordenado em 1516 com 36 anos e entrou para a Ordem dos Oratórios de São Jerônimo, dedicado a cuidar dos doentes. Ele fundou um Oratório em Verona e em 1520 foi para Veneza. Em 1523 com Giovanni Pietro Carafa ,que tornou-se Papa Paulo IV (1555-1559) e com Paulo Consigliere e Bonifácio da Calle, Caetano fundou os Treatines, uma congregação de padres reformistas que assistiram a Reforma Católica. Ele fundou um hospital para vitimas de doenças incuráveis.Ele fundou um banco - como alternativa aos agiotas da epoca com juros altissimos- para emprestar aos pobres, atualmente o Banco de Napoles.
Tinha o habito de jogar com priosioneiros varios jogos nos quais ele apostava orações, devocioários e velas. Diz a tradição que ele sempre perdia e tinha assim que "pagar"  com orações para eles.
Ele continuou trabalhando com os pobres junto com o Beato João Manrinoni.
Ele morreu em Nápoles em 7 de agosto de 1547. Ele é padroeiro dos Treatines e dos animais domésticos. Foi canonizado pelo Papa Clement X em 1671.
Suas relíquias estão guardadas em Munique e em Nápoles.

Sua festa é celebrada no dia 7 de agosto.




Santa Carina ou Santa Karina

Converteu-se ao cristianismo e transformou sua casa em um pequeno hospital para os pobres, mas durante as perseguições do imperador Diocleciano foi  presa e  martirizada com o seu esposo Melasippus e seu filho Antonio em Ancyra (moderna Ankara, Turquia) para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Com não cederam eles foram decapitados e ela morreu durante o martírio no ano de 360 DC.
As atas de seu martírio são extensas na descrição do martírio, mas muito resumidas na descrição da santa. As atas eram escritas por escribas romanos que tinham ordem de enfatizar o martírio de modo a assustar os futuros cristãos. 
Diz a tradição seu corpo foi resgatado por um dos auxiliares do seu “hospital” e teria sido enterrada na Via Ápia. Seu túmulo foi local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Seu culto é autorizado e sua festa é  celebrada no dia 7 de novembro.



NA:

Tortura e martírio

A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 
O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca  em Roma.

Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.




Santa Cecília
Viveu no terceiro século
Uma das mais famosas virgens mártires. Ela era um membro de uma família nobre e casou-se contra sua vontade com Valeriano, mas o convenceu a respeitar sua virgindade e ele se converteu ao cristianismo. Valeriano e o irmão de Cecília, Tiburcio foram presos e seu corpos martirizados. Eles foram decapitados no vilarejo de Pagus Tropius perto de Roma.
Quando estava enterrando os dois, Cecilia foi presa e julgada por Almachius, que a condenou a morte por asfixia, presa em uma sala de banho turco totalmente lacrada.
É a padroeira dos músicos porque diz a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar musicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse degolada.
O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro. Ela foi enterrada no cemitério de São Callistus.
Seu nome entrou para a "Prece Euscaristica" bem cedo. O Papa Paschal I (817-824) mandou que suas relíquias fossem levadas para Trastevere. Assim suas relíquias estão hoje na Catedral de Santa Cecília em Trastevere.
É a santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa.
Temos varias igrejas e capelas paroquiais com o seu nome em Boadella d'Empordà, Montcal, Sadernes, Les Serres, Terrades y Torrentbó. Tambem temos capelas em São Miquel de Pineda e outra na Catedral de Girona . Em Mieres se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores.

Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro.

SCiciliamcoxcie1.jpg (30829 bytes)SCecilia.gif (22300 bytes)



São Cipriano de Cartago
Thascius Cecilianus Cyprianus, nasceu na África em torno do ano de 200.Um pagão, tornou-se um advogado, professor e muito conhecido pela sua eloquência em defender seus pontos de vista nos tribunais. Ele foi convertido para o cristianismo por Caecilius, um velho sacerdote em 246 e tronou-se um renomado especialista em textos bíblicos. Em 248, Cipriano tornou-se bispo de Cartago, hoje moderna Tunísia, mas teve que fugir logo depois para escapar a perseguição que se seguiu aos cristãos. Um padre chamado Novatus provocou considerável dificuldade sobre o papel dos "lapsis",
(cristãos que renunciavam a sua fé para escapar a tortura e a morte). Cipriano conseguiu reunir um Concílio em Cartago em 251 e nele o seu grande trabalho chamado "De Catholicae Ecclesiase Unitate" foi lido.
Quando Cartago foi atingida pela praga em 252, Cipriano trabalhou para ajudar as vitimas e ele e os cristãos foram culpados pela epidemia e foram odiados pela população. Cipriano escreveu " De Mortalite" para consolar os cristãos naquele tempo de duros reveses. Pouco tempo depois, ele se opôs a política do batismo do Papa Esteves (254-257). Cipriano escreveu ao Papa sobre a necessidade de rebatizar os cristãos, entretanto um decreto imperial proibindo aos cristãos de se reunirem, iniciou uma perseguição pelo Imperador Valeriano (253-260). Cipriano foi preso e ordenado a participar das cerimonias religiosas pagãs oficias do Estado. Quando ele se recusou foi exilado em uma cidade a 75 km de Cartago. Em 258, Cipriano foi julgado por Calerius Máximo, um procônsul que ordenou que ele fosse decapitado no dia 14 de setembro. Os ‘Atos do Martírio" são detalhados. Ele foi pioneiro da literatura latino-cristã e teve um papel importante na Igreja Católica ocidental. Seus escritos apresentam um zelo pastoral muito lúcido e contem inteligentes decisões. Seus tratados incluem "De Catholicae Ecclesiase Unitate", sobre a natureza da unidade da Igreja , o "De Lapsis" sobre as condições que os cristãos poderiam retornar a Igreja e á fé, e "Ad Quirinam" uma compilação de textos bíblicos.
Uma de suas máximas era:
"Voce não pode ter Deus para seu pai, se não tem a Igreja como sua mãe".
São Cipriano tem seu nome incluído na primeira oração Eucarística. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo segurando uma palma e uma espada.
Sua festa é celebrada no dia 16 de setembro.

SCyprian.jpg (13953 bytes) 



São Cosme e Damião
Cosme e Damiao foram dois irmãos e médicos, martirizados,eram chamados de Anaryroi ou seja "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade. Ele estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas sua habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta. Algumas das suas curas são tidas como milagrosas. Durante a perseguição aos cristão, os irmãos foram presos e levados a frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus( moderna Turquia). Eles foram torturados e por fim decapitados.
Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados.
As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma. Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram. Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. Alguns escolares afirmam eles eram gêmeos e com isso eles são considerados tambem padroeiros dos gemeos.
São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa.
A sua festa é celebrada no dia 26 de setembro.

Atenção.
Na época da escravatura os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho. Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como Sebastião, Jorge e Jesus, e ainda outros como Crispim, etc. Isto é chamado de sincretismo.
Erê e Curumim eram invocados como Cosme e Damião e sua festa é celebrada por eles no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo. Parece que o costume de distribuir doces as crianças, no dia 27, tambem foi um costume introduzido pelo Candomblé.Na UBAMDA eles são venerados como IBECÍ protetor das crianças.
Veja mais em :
  
SCosmeDamiao1.jpg (17538 bytes)SCosmeDamiao2.jpg (12232 bytes)SCosemdam.jpg (11703 bytes)



para ver mas acesse:
http://www.cademeusanto.com.br

Um site bem completo sobre cristionismo onde poderemos tirar diversas duvidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário