globo visitas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VOCÊ SABIA QUE EM CURITIBA TEM UM MUMIA?








Sobre o museu:
O Museu Egípcio e Rosacruz foi criado em 1990 e possui a missão de proporcionar ao seu visitante uma viagem à antiguidade egípcia, através do roteiro de suas exposições de longa duração. Ele compreende a iniciativa da Ordem Rosacruz – AMORC de contribuir para o processo educativo cultural da comunidade onde se encontra inserido. É formado por réplicas, que visualmente causam a mesma impressão que as peças originais expostas em diversos museus do mundo. Esses objetos foram elaborados pelos artistas plásticos Eduardo D'Ávila Vilela, Luis César Vieira Branco, Tathy Zimmermann, Christopher Zoellner, e contribuição dos artistas Moacir Elias Santos e Aylton Tomás. Além disso, possui em seu acervo a múmia de uma dama egípcia, apelidada de Tothmea, e que provavelmente habitou o Antigo Egito há 2500 anos atrás. Também possui um espaço dedicado a mostras temporárias de diversas temáticas, sempre visando os aspectos educativo-culturais.

"Horário especial de férias: De 26 de dezembro de 2012 a 14 de janeiro de 2013 o Museu Egípcio ne Rosacruz funcionará das 13h30 às 17h30, sendo que aos sábados não haverá expediente. 

Exposições
 

Exposição de Longa duração | Exposição Temporária | Exposição Itinerante

XIII Exposição de longa duração
“Egito Antigo: cultura e sociedade na terra dos faraós”

A rígida estratificação social que se formou no Egito ao longo de seus três mil anos de história foi muito importante para um povo que dependia do meio natural em que vivia. O trabalho no campo, as construções para armazenagem e distribuição de alimentos, bem como o aperfeiçoamento da confecção de ferramentas e a necessidade de administrar essas atividades tornaram bem definidas as camadas sociais no Egito Antigo. 
É a partir da organização cultural e social do Egito Antigo que o convidamos a conhecer o legado dessa antiga civilização que tanto nos fascina! 




2.500 anos de Tothmea, a múmia de Curitiba

26 de maio de 20090
Tothmea é a moradora mais antiga da cidade. Duvida?/Divulgação
O bairro do Bacacheri é apontado como um bairro místico devido ao seu ponto de localização. Porém, poucas pessoas sabem que Curitiba é a única cidade brasileira com uma múmia egípcia. Agora, adivinhe em qual bairro está a múmia? Se você achou que a resposta é Bacacheri, é claro que acertou.
Neste bairro fica o Museu Egípcio e Rosacruz desde 1990 e foi criado pela Ordem Rosacruz – AMORC, organização internacional de caráter místico-filosófico cuja missão é despertar o potencial interior do ser humano. Os seus frenquentadores seguem essa filosofia pensando na evolução espiritual.
museu tem réplicas praticamente perfeitas de peças originais expostas em diversos museus do mundo, além da famosa dama egípcia mumificada que viveu no Egito há 2.500 anos atrás. Ela é conhecida no museu como Tothmea e foi apontada como uma sacerdotisa do templo da deusa Ísis (mesmo que muitos achem que ela tinha outras funções, como a de cantora do templo).
O lugar é uma viagem na história do mundo antigo e uma oportunidade para quem quiser interagir com atividades nas áreas das artes, da ciência e da filosofia. O esforço do museu é divulgar o conhecimento à comunidade e para tanto tem à disposição do público a Biblioteca Alexandria AAEE, o Auditório H. Spencer Lewis, o Museu Egípcio e o Espaço deArte Francis Bacon.
Não tenha medo do museu, afinal os vivos fazem (muito) mais mal do que os mortos.
Postado por Aroldo Glomb 
A primeira foto na capa de um jornal a gente nunca esquece. Que dizer então quando se trata do retrato de uma múmia. A foto é de Augusto Lopes.

A múmia é Tothmea. O endereço do seu repouso é o Museu Rosa Cruz, no bairro do Bacacheri.

A múmia foi emplacada na capa da Folha do Bacacheri algumas semanas depois que o nosso editor rejeitou a foto das Bicicletas para a Folha do Boqueirão.

É claro que a imagem causou polêmica. Muita gente nem imaginava que havia uma múmia em Curitiba.
Aguardamos sua visita!!!




Ordem Rosacruz, AMORC – Museu Egípcio e Rosacruz
Rua Nicarágua, 2641 – Curitiba, PR, Brasil – Fone: (041) 3351-3024

ONTINUAÇÃO SOBRE ROSA CRUZ

Missão Rosacruz
"A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz."

MAIS:
:


Missão Rosacruz


Ordem Rosacruz, AMORC – Centro Cultural AMORC-ParanáRua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – Curitiba, PR, Brasil – Fone:(0**41) 3351-3026
O Centro Cultural AMORC - Paraná, é aberto a membros e não membros da Ordem Rosacruz, AMORC. É eclético, visando promover e colaborar na preservação e divulgação da cultura de maneira geral. Assim sendo, seus cursos e palestras não representam a palavra oficial da Ordem Rosacruz. O Centro Cultural AMORC como organismo da Ordem Rosacruz, AMORC, tem por objetivo o patrocínio e a realização de atividades nas áreas das artes, da ciência, da filosofia, enfim da cultura geral e do conhecimento humano como um todo, no esforço de divulgar o conhecimento à comunidade. Nestas condições, coloca à disposição do público a Biblioteca Alexandria AAEE, o Auditório H. Spencer Lewis, o Museu Egípcio e Rosacruz e o Espaço de Arte Francis Bacon.
 
   
 
ENTRE OUTRAS COISAS UMA MUMIA   

Ordem Rosacruz - Bacacheri Curitiba

Ordem Rosacruz - Bacacheri Curitiba
Selected for Google Earth [?] - ID: 2576677

Mais fotos de ClaudioMachado


Registe-se para comentar. Autentique-se se já tem uma conta.
©2013 Google - Dados do mapa - Termos de Uso
1 km
2000 m
Photo taken in Bacacheri, Curitiba - PR, República Federativa do Brasil
 
©2013 Google - Termos de Uso

Marcar foto

Status da foto: [?]